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Registros

Registro Definitivo


Atenção:Bacharel em Ciências Contábeis, Após ser aprovado no Exame de Suficiência, e publicado no Diário Oficial da União (DOU), realize seu pré cadastro, imprima os requerimentos de registro e da confecção da carteira, junte os documentos descritos, os comprovantes de pagamento, enviar para o e-mail relacionamento10@crcsc.org.br ou dirija-se diretamente na sede do CRCSC para formalizar seu pedido.

Técnico em Contabilidade:O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou, no dia 17 de dezembro de 2021, no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução CFC nº 1.645/2021, que estabelece as regras para a emissão do Registro Profissional dos Técnicos em Contabilidade. A resolução entrou em vigor no dia 3 de janeiro de 2022. De acordo com o texto, o registro profissional será fornecido, sem a exigência de aprovação em Exame de Suficiência, aos profissionais que concluíram o curso de Técnico em Contabilidade até 14 de junho de 2010. 

Clique aqui para o Pré-Cadastro.

A documentação completa deverá ser encaminhada digitalizada e colorida e em formato PDF, conforme Resolução do CFC.1707/2023 e enviar para relacionamento10@crcsc.org.br  de acordo com as informações abaixo:

PRAZO DO PROTOCOLO: de até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento e o encaminhamento correto dos documentos

Enviar o processo somente no dia seguinte de ter feito o pagamento dos boletos.

1º PASSO:  Acessar o site do CRCSC, em  Serviços On-line >> Solicitação de Registro ; preencher o  Pré-cadastro  e emitir (via sistema) e pagar as taxas de registo e anuidade;

2º PASSO:  Após o pagamento da taxa da carteira e anuidade, envie por e-mail com o assunto REGISTRO DEFINITIVO ORIGINÁRIO a documentação listada abaixo, digitalizada a qualidade das imagens deve estar boa em formato PDF  (frente e verso nos casos em que contém):

  1. Formulário de solicitação de registro profissional – deve estar com a assinatura centralizada (afastada das extremidades – MODELO ABAIXO) no campo e de preferência caneta na cor preta de maior espessura, e com a foto afixada, a qualidade das imagens deve estar boa em formato PDF.
    Modelo assinatura Requerimento de Carteira:
    Modelo assinatura Requerimento de Carteira Digital:
  2. Diploma  de conclusão do curso de Bacharel em Ciências Contábeis devidamente registrado por órgão competente ou  Histórico escolar junto com a Declaração de conclusão com colação de grau já realizada, Resolução CFC nº 1.554/2018. A certidão/declaração somente será aceita com prazo de emissão inferior a 06(seis) meses.
  3. Técnico em Contabilidade deverá apresentar cópia do Diploma, conforme Resolução CFC nº 1.645/2021.
  4. Documento de  identidade dentro da validade OFICIAL (CNH somente modelo novo);
  5. Título de eleitor,
  6. Comprovante de regularidade com o  serviço militar  obrigatório para aqueles do sexo masculino e com idade inferior a 46 anos;
  7. Cadastro de Pessoa  Física (CPF);
  8. Comprovante de  endereço residencial  recente;
  9. Comprovante de recolhimento  da anuidade; (consultar valores em: www.crcsc.org.br >> Registro >>   Tabela de Emolumentos );
  10. Comprovante de pagamento de Carteira de Identidade Profissional – (no caso de opção pelo modelo físico da carteira;
  11. Aprovação no Exame de Suficiencia para os profissionais que concluíram o curso após 14/06/2010. https://sistemas.cfc.org.br/certificado
  12. A responsabilidade pela qualidade das imagens da foto e assinatura que serão inseridas na carteira de identidade profissional física ou digital é do próprio interessado;
  13. Caso a qualidade das imagens da assinatura e foto na carteira de identidade profissional física já emitida fique ruim, será necessário fazer uma nova solicitação, inclusive com novo pagamento de emolumentos;
  14. Eventuais pendências ou exigências serão informadas através do mesmo e-mail que os documentos foram enviados.

Observação nº 1:  Aqueles que solicitarem o registro no ano de 2024, com a data de conclusão do Curso ou da aprovação do Exame de suficiência, terão direito ao desconto de 75% na anuidade proporcional. (valor já gerado no ato do requerimento )

Observação nº 2:  Após a aprovação do registro, com o registro Ativo e Regular, o profissional poderá emitir Certidão nos serviços on-line do portal do CRCSC, para fins de comprovação de registro

Histórico Escolar E certidão/declaração do estabelecimento de ensino que deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado (colado grau). A certidão/declaração deverá apresentar: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau. 

ATENÇÃO: Caso a certidão/declaração não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerada para fins de atendimento deste item;

Após o envio completo dos documentos, será liberado para a reunião. O conselheiro proferirá sua decisão na reunião da Câmara, que ocorre de acordo com o Calendário Administrativo do CRCSC, ( sempre uma reunião por mês) e, posteriormente, será homologada em Reunião Plenária. Portanto, o processo segue um trâmite, sendo que o tempo de análise depende da quantidade de processos e, também, da regularidade da documentação enviada pelo requerente.