Projeto Integração Acadêmica recebe alunos da UNOESC de Chapecó
Data de Publicação: 22 de maio de 2025
Crédito da Matéria: Maitieli Weber
Fotos: Maitieli Weber
Acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Chapecó estiveram na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) nesta quinta-feira (22/05), para participarem do projeto Integração Acadêmica.
A iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes do ambiente profissional do Conselho, promovendo a integração entre o meio acadêmico e o Sistema CFC/CRCs. Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho, que apresentou a estrutura organizacional da entidade e esclareceu dúvidas durante o tour guiado.
Na sequência, os acadêmicos assistiram a palestra “O CRCSC e as Perspectivas da Profissão Contábil”, ministrada pelo diretor Cláudio Petronilho, que explicou aos estudantes como é composta a estrutura de conselheiros, câmaras, representantes e comissões. Petronilho também enfatizou sobre as competências técnicas e emocionais que os estudantes precisam desenvolver durante suas jornadas acadêmicas e profissionais. “Nossa profissão é regida pela ética, compliance e normas contábeis. É importante que vocês tenham essas e outras competências, como automação, visão estratégica, conhecimento em tecnologia, principalmente IA, automação, e Big Data Analytics,” orientou.
O diretor encerrou sua fala reafirmando a importância do estudo constante para o sucesso na profissão: “Vocês estão construindo uma carreira. E quando se constrói uma carreira, é degrau por degrau, com muita dedicação e aprendizado constante.”
O professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNOESC, Lucas Antônio Vargas, falou sobre a importância da visita acadêmica. “Por meio deste projeto do CRCSC, eles conhecem um pouco mais sobre o órgão que fiscaliza nossa profissão e da importância que temos enquanto profissionais contábeis, não só em nosso estado, mas em todo país”, afirmou.
Estudante da 5ª fase de Ciências Contábeis, Marina Bomfim também relatou sobre a experiência: “Aqui entendemos mais sobre o CRCSC e juntos, podemos construir uma contabilidade cada vez melhor”, concluiu a acadêmica.